Vamos começar falando de coisa boa: lucros! Aqui, não tem segredo: quanto menores forem as Despesas Fixas e Variáveis e maiores as Receitas, maior será o lucro.
Por ter uma relação direta com a lucratividade do negócio, 10 em cada 10 empresas têm (ou terão) em pauta o tema “Redução de Despesas”, e aí entramos na esfera da Gestão de Despesas e Gestão de Desembolsos.
Quando falamos em Gestão de Desembolsos estamos falando de Deduções da Receita, Custos, Despesas e Investimentos. Realizar corretamente a Classificação Contábil de cada desembolso, bem como analisar o quanto cada um representa do total, ajudará você a entender como sua empresa está empregando seus recursos financeiros. Com isso, você poderá cumprir seu papel e contribuir para melhorar os resultados financeiros e econômicos da organização.
Falando especificamente das despesas fixas e variáveis – dizemos que ao fazer a análise financeira dos desembolsos relacionados a elas conseguimos, por exemplo, avaliar a redução de preços dos produtos, o que pode aumentar a competitividade da empresa no mercado.
O que são Despesas?
Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.
Em outras palavras, despesas são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura organizacional funcionando, mas não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.
As despesas afetam as demonstrações contábeis financeiras, especialmente a Demonstração de Resultados, a qual informa o desempenho financeiro por um período de tempo específico. Falando em demonstrações, em breve teremos um artigo especial que mostra as diferenças entre Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Demonstrativo de Resultado de Exercício. Aproveite e salve essa sugestão na sua lista de leitura.
Aliás, quando o assunto é despesas, seja fixa ou variável é comum ouvirmos a pergunta: qual a diferença entre despesas e custos? Como já estamos falando sobre as despesas, não perca a oportunidade ver nosso artigo sobre “Custos fixo e Custo variável”
De forma resumida, custos são os desembolsos que podem ser atribuídos ao produto, já as despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
Esclarecido o conceito de Despesa, vamos a fundo em cada um dos tipos e ver as diferenças entre Despesas Fixas e Despesas Variáveis.
O que são Despesas Fixas?
Despesas Fixas são aquelas que não possuem nenhuma relação com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias). Em outras palavras, independentemente das vendas mensais ou dos custos de produção, as despesas classificadas como fixas permanecerão a mesma.
Tipos de Despesas Fixas incluem aluguel, taxas bancárias, seguros e outros. Como você pode ver, são despesas incorridas mesmo se a empresa não vender nada em um mês ou ficar no prejuízo. Isso faz sentido, já que o valor de aluguel, por exemplo, não depende do que a organização produziu no mês.
O que são Despesas Variáveis?
As despesas variáveis de uma empresa são as despesas relativas à produção (não confundir com custo, tratado em outro artigo, não deixe de ler. São assim chamadas justamente porque o valor gasto com elas é variável e seu valor total muda conforme as vendas, produção ou alguma outra atividade da empresa.
Dizemos que as despesas variáveis estão “no meio do caminho” entre ser um custo e uma despesa. Isso porque, por não estarem atreladas diretamente à produção e nem à quantidade vendida de produto se comportam como Despesas, mas ainda possuem forte relação com as atividades de produção e vendas.
Como exemplos de tipos de despesas variáveis podemos citar os fretes pagos pela entrega dos produtos aos clientes, gastos de combustível dos veículos utilizados pela força de vendas, embalagens, comissões de venda, energia elétrica etc.
Resumindo a diferença entre Despesas Fixas, (custos) e Despesas Variáveis
Para ficar mais fácil de entender as diferenças e relação de Despesas Fixas e Variáveis, vamos pensar no seguinte:
As despesas fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias);
As despesas variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias). Aqui é onde usaríamos um método como o Custeio por Absorção, por exemplo, para contabilizar estes desembolsos;
Já os custos possuem uma relação direta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias). Aqui é onde usaríamos um método como o Custeio Direto, por exemplo, para contabilizar estes desembolsos.
O nosso artigo foi útil para você? Confira, os demais na nossa página e fique ligado que temos vários outros que vão lhe ajudar a gerencia seu negócio. E precisando de uma consultoria especializada não deixe de nos contatar.
Frederico Silva – Consultor Empresarial e Professor de Contabilidade